Venha conhecer os Canions Xingó e a Rota do Cangaço (onde foi fechado o cerco a Lampião) - 10 VAGAS AINDA e INSCRIÇÕES PELO SITE: http://lftur.blogspot.com :
A Histórica cidade de Piranhas-AL:
A Histórica cidade de Piranhas-AL:
Fundada no século XVIII, e banhada pelo rio São Francisco, apresenta grande beleza natural. Em um riacho, que hoje é chamado, das Piranhas, um caboclo pescou uma grande piranha, preparou e salgou o peixe, levando-o pra casa. Chegando lá notou que esquecera do cutelo; voltou-se para o filho, dizendo-lhe com ênfase: Vá ao Porto da Piranha e traga o meu cutelo. Este fato foi sendo transmitido de geração a geração, e, segundo consta, denominou o lugar, que cresceu próximo ao riacho, através de um porto fluvial.
Suas estreitas ruas são o caminho para uma visita aos casarões coloniais. A 315 km de Maceió, situada na microrregião do Sertão alagoano, Piranhas faz limites com os municípios Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Inhapi e Rio São Francisco. Encontra-se a 47 metros acima do nível do mar. Possui uma área de 409,1 km2, seu clima é temperado, variando de 39° a 20° graus. A cidade é banhada pelo Rio São Francisco, Rio Boa Vista ou Piranhas, Rio Urucu e Rio Capiá. Sua vegetação é a caatinga, apresentando plantas rasteiras, arbustivas e cactáceas. Sua população, segundo dados do IBGE (2000), é de 19.652 habitantes e sua economia esta baseada na Pesca, pecuária extensiva e agricultura.
Vale a pena descobrir o sabor desse lugar ainda pouco conhecido pelos turistas. Piranhas é uma pequenina cidade alagoana, divisa com Sergipe, de nome exótico, belas paisagens e charmosa arquitetura. Com igrejas e sobrados dos séculos 18 e 19 tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, traz em sua bagagem momentos emocionantes, como a exposição em praça pública (na frente ao prédio onde hoje é a sede da Prefeitura) das cabeças cortadas de Lampião, de Maria Bonita e de outros nove cangaceiros mortos pela volante do Tenente Bezerra na Grota do Angico, em Poço Redondo, já em território sergipano. Resumindo, Piranhas é um lugarzinho todo especial, situada numa escarpa junto ao rio. Vielas estreitas, entre rochas, dão um charme à cidade.
A famosa Angico é uma das trilhas que fazem parte da “Rota do Cangaço”, dentre os passeios turísticos da região, um dos mais procurados pelos visitantes interessados em conhecer a história do sertão brasileiro. Lugar das andanças de Lampião e local que fica a grota, onde foi morto. O roteiro começa em Piranhas, com visitação ao Museu do Sertão e segue com o passeio de catamarã ou barco para visitação a Grota do Angico e inclui passagem pela Ilha do Ouro, além de visitas opcionais á hidrelétrica de Xingó e ao Museu Arqueológico. O passeio é belíssimo, em alguns trechos pode-se nadar ou simplesmente tomar banho sob o sol nordestino.
- Reservas In box e WhatsApp do Grupo (81) 9913-6998
Nenhum comentário:
Postar um comentário